fbpx

5 sobremesas da culinária japonesa para você se deliciar

Principais tipos de Sakê
23/08/2019
5 vinhos que combinam com a comida japonesa
30/09/2019

Quando se fala de comida do Japão a maioria das pessoas pensa apenas nos sushis e sashimis. Contudo, existem várias sobremesas da culinária japonesa que são simplesmente deliciosas.

É preciso ter em mente que a cultura gastronômica do país não tem tanto foco em doces muito adocicados. Mas, isso não quer dizer que eles não são gostosos.

Esses são excelentes opções para quem deseja uma sobremesa, mas sem muito açúcar. Confira abaixo algumas das sobremesas da culinária japonesa.

1.     Parfait (パフェ)

Na verdade, essa é uma sobremesa que tem origem na França, e que foi adaptada para o paladar dos japoneses. Ela é feita em camadas e leva granola, chantily e sorvete, além de ser coberta de frutas frescas picadas;

O interessante dessa alternativa é que ela possui diversas variações, algumas com bolo, biscoite e até waffle. É como se fosse uma versão turbinada de uma salada de frutas convencional.

2.     Kohi Zeri (コーヒーゼリー)

O Kohi Zeri, que também é conhecido como Coffee Jelly (geléia de café) em inglês, é uma das sobremesas da culinária japonesa mais tradicionais e populares. Principalmente quando o Verão chega!

Ela consiste em uma geleia aromatizada com café preto e açúcar.  E apesar de parecer simples é simplesmente deliciosa.

Além disso, ela também pode ser coberta com leite condensado, sorvete ou chantily.  E acredite se quiser, ela tem mais de 100 anos. Ela foi criada em 1900 e faz sucesso até os dias de hoje.

3.     Castella (カステラ)

Mais uma das sobremesas da culinária japonesa é a Castella, que também é conhecida como kasutera em japonês. Esse doce nada mais é que um bolo que utiliza mel, açúcar, ovos e farinha.

Ela não foi criada no Japão, mas, sim, introduzido pelos comerciantes portugueses no século XVI. Outro fato interessante é que a cidade de Nagasaki é especialista nesse doce típico.

4.     Wagashi (和菓子)

Esse é um dos doces mais tradicionais do Japão. Normalmente, ele é servido com chá.

Entre os sabores mais populares dessa delícia estão o daifuk, que é feito com mochi recheado com anko; o dango que é uma espécie de bolinho de arroz no palito; e o yōkan (que leva o famoso feijão doce (azuki), ágar-ágar e açúcar)

Por ser uma alternativa relativamente complexa de fazer, normalmente as pessoas compram esse tipo de doce de um confeito.

5.     Furutsu Sando (フルーツサンド)

Essa é uma das sobremesas que geralmente deixa os brasileiros surpresos. Isso porque essa receita se resume a um sanduíche de frutas.

Por usar frutas frescas, geralmente é um pouco mais caro. Além disso, é muito comum que os japoneses acrescentem uma boa quantidade de chantily no meio do chantily, que normalmente leva banana, kiwi e manga.

Qual dessas sobremesas da culinária japonesa você achou que parece ser a mais deliciosa? Deixe sua opinião nos comentários!!!