fbpx

5 vinhos que combinam com a comida japonesa

5 sobremesas da culinária japonesa para você se deliciar
23/09/2019
Refeição oriental – 6 erros que você deve evitar
07/10/2019

Está em dúvida sobre como escolher vinhos que combinam com a comida japonesa? Muita gente acha que esse tipo de culinário combina apenas com saquê, o que é um grande erro.

Na verdade, existem vários tipos de vinhos que harmonizam de forma perfeita tanto com sushis, como com tempuras e outros pratos típicos da gastronomia oriental.

E para te ajudar, nós separamos cinco vinhos que combinam com a comida japonesa. Confira!

1.     Chardonnay

Quem acha que comida japonesa se resume a peixe cru está enganado. Na verdade, existem vários pratos que usam carnes vermelhas e brancas, como Karaage, Tonkatsu ou os Gyudon.

Nesse tipo de situação, o ideal é optar por um vinho mais ácido e estruturado como o Chardonnay. Ele irá quebrar um pouco do teor de gordura dos pratos, equilibrando assim a refeição como um todo.

2.     Espumantes brancos

Um dos tipos de vinhos que combinam com a comida japonesa são os espumantes brancos. Leves e refrescantes, eles conseguem ressaltar vários sabores sem trazer aquela sensação pesada para a refeição.

Esse tipo de bebida é amplamente indicada para pratos que levam frutos do mar ou vegetais fritos. Se você for comer o famoso Tempura, por exemplo, vale à pena tomar uma taça de espumante branco e ver como ela irá transformar totalmente os gostos e sensações provocados pela refeição.

3.     Vinhos rosés

É muito comum que na culinária oriental se misture carnes vermelhas, brancas e frutos do mar. Provavelmente você vai encontrar pratos que levem carne de porco e lula, por exemplo.

Quando existe essa mistura de proteínas, o ideal é tomar um vinho rose mais encorpado ou ácido. Ele vai ajudar a refeição a ficar mais equilibrada, principalmente se tiver uma alta taxa de gordura.

E o bacana é que justamente por causa da gordura você terá menos chances de ficar “altinho” por conta das taças de vinho rose. Por conta disso que esses dois itens combinam tanto um com o outro.

4.     Tinto leve

A culinária japonesa o uso de carne bovina não é tão comum. Normalmente os pratos levam carne de porco ou frango.

Mas, as refeições que possuem esse tipo de proteína tendem a ser mais pesadas. É o caso do churrasco estilo oriental, por exemplo ou até mesmo do yakissoba com carne bovina.

Um dos vinhos que combinam com a comida japonesa desse tipo são os tintos leves. A acidez fará toda a diferença na sua experiência, ressaltando ainda mais os sabores de condimentos e especiarias. Eles também combinam muito bem com comidas no estilo Teppanyaki, ou seja, que são feitas em chapas de ferro,

5.     Vinho branco

Mais um dos vinhos que combinam com a comida japonesa são os brancos. Eles são opções perfeitas para pratos que levam peixes brancos com uma concentração maior de gordura. Principalmente se a bebida tem uma acidez bem alta e tons frutados.

Esses cinco vinhos que combinam com a comida japonesa. Então, não deixe de pensar nessas possibilidades na hora de harmonizar suas refeições.