fbpx

Refeição oriental – 6 erros que você deve evitar

5 vinhos que combinam com a comida japonesa
30/09/2019
Wasabe: você sabe para que ele serve
14/10/2019

Muitos brasileiros evitam fazer uma refeição oriental por terem receio de não gostar dos pratos oferecidos ou até de cometer erros na hora de se alimentar. Acontece que a culinária oriental é maravilhosa e ninguém deve deixar de prová-la por conta desse tipo de receio.

Por isso vamos mostrar alguns erros que você deve evitar para garantir que uma refeição do gênero seja maravilhosa. Confira!

1.     Não exagere no shoyo

Muitas pessoas, assim que veem uma refeição oriental, querem logo acrescentar muito shoyo. Principalmente quando se trata de sushi e sashimi.

Contudo, é preciso usar esse condimento com moderação, pois, em excesso, ele vai camuflar todos os outros gostos delicados dos alimentos. O ideal é molhar apenas um pedacinho pequeno do sushi ou sashimi.

2.     Não deixe de usar o oshibori

Oshibori é uma espécie de toalha que é entregue antes da refeição oriental. Ela serve para que você possa higienizar as mãos, tendo em vista que uma das maneiras mais tradicionais de comer sushis e sashimis é apenas com as mãos, e não com os hashis (pauzinhos).

Ela geralmente é entregue quente no inverno e gelada no verão. Então sempre use esse item para garantir a higiene na hora de comer.

3.     Não sabe usar hashis? Então use apenas as mãos!

Sim, se você não sabe usar os hashis a etiqueta oriental manda comer com as mãos, uma vez que esse é um método tradicional da culinária oriental. Além disso, nada de comer sushis e sashimis em mordidas.

A peça deve ser colocada inteira na boca e comida de uma única vez. Por isso que nos restaurantes mais tradicionais as peças são menores.

4.     Nada de ficar brincando com os hashis

Ficar brincando com os hashis (palitinhos) é considerado um gesto grave de falta de educação. Dependendo do lugar que você estiver, é possível até mesmo que alguém chame a atenção se te ver fazendo isso.

Além disso, eles também não devem ser espetados no arroz como se fossem bandeiras. Terminou de comer ou quer dar uma pausa? Deixe eles apoiados ao lado do prato.

5.     Não tenha vergonha de fazer barulho enquanto come

Por mais que no Brasil fazer barulho durante a alimentação ser considerado um ato de falta de educação, na cultura oriental é exatamente o contrário. Isso porque os orientais encaram os sons feitos como satisfação, uma indicação que a comida está realmente boa.

Então pode fazer barulho sem medo. Inclusive, se for comer lámem a dica é tomar o caldo direto da tigela. Você vai fazer muito barulho, mas esse também é um gesto muito tradicional.

6.     Não sirva seu próprio saquê

O saquê é a bebida alcóolica oriental muito tradicional. E um dos erros que você deve evitar na hora de fazer uma refeição oriental é de servir a si mesmo.

Segundo manda a tradição, você deve servir os outros da mesa primeiro, e depois eles irão te servir.

Agora que você já sabe quais erros deve evitar, não deixe de experimentar uma refeição oriental!