fbpx

5 benefícios do salmão que você precisa conhecer

3 opções de comida japonesa para quem está de dieta
21/10/2019
Aprenda a usar o hashi corretamente com essas dicas incríveis
04/11/2019

Existem vários benefícios do salmão que o tornam um alimento altamente recomendado pelos nutricionistas. Ele é indicado tanto para quem deseja emagrecer, como para quem quer ganhar massa muscular ou ter mais qualidade de vida.

Isso porque, ele é rico em uma série de nutrientes importantes para o corpo, incluindo o ômega 3. Veja abaixo alguns dos diferenciais desse tipo de peixe e porque você deve inclui-lo no seu cardápio.

1. Ajudar a melhorar a saúde óssea é um dos benefícios do salmão

Pesquisas realizadas pela Universidade de Ohio (EUA) mostram que esse peixe pode ajudar diretamente na saúde óssea. Isso porque ele é rico em ácidos graxos ômega-3, substâncias que podem ajudar tanto na saúde dos ossos, como controlar a osteoporose.

Os estudos mostram que mulheres que mantém níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 tendem a ter menos fraturas de quadril.

2. Melhora as funções cerebrais

Mais um dos benefícios do salmão é que ele também pode ajudar a melhorar diversas funções cerebrais, incluindo a memória. Foi o que apontou uma pesquisa feita pela Universidade de Liverpool (Reino Unido). 

Além disso, um estudo da Universidade de Israel, mostrou que os ácidos graxos ômega-3 conseguem proteger o sistema nervoso do estresse oxidativo. Eles também são grandes aliados no combate dos danos relacionados à idade.

Estudos ainda mostraram que os ácidos presentes no salmão também atuam na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Ou seja, conseguem contribuir para uma saúde cerebral mais forte.

3. Auxilia na manutenção da saúde do coração

Mais um dos benefícios do salmão é que ele também pode ajudar na manutenção da saúde do coração, uma vez que reduz a inflamação sistêmica. Pesquisas também mostram que esse peixe consegue diminuir o risco de desenvolvimento de uma série de doenças, tais como: aterosclerose, hipertensão e derrame.

Por conta disso, esse alimento deve fazer parte da dieta de pessoas hipertensas ou com pré-disposição para doenças cardiovasculares.

4. Pode contribuir com a melhora da visão

Esse alimento também pode ser muito eficaz para a saúde dos olhos, uma vez que ajuda a diminuir os sintomas de doenças como síndrome do olho seco e degeneração macular.

Inclusive, um artigo publicado na revista “Investigative Ophthalmology & Visual Science” mostrou que os ácidos graxos ômega-3 conseguem drenar fluido intraocular dos olhos, diminuindo assim a pressão do local. Dessa maneira, é possível reduzir o risco de doenças oculares como o glaucoma.

5. Auxilia a manter a pele mais saudável é um dos benefícios do salmão

Outro dos benefícios do salmão é que ele pode auxiliar na manutenção da saúde da pele. Ele consegue manter a pele hidratada e ainda garantir mais brilho.

Por ser um alimento rico em antioxidantes, ele também pode ajudar no combate dos danos dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Dessa maneira, é possível garantir uma pele com aspecto jovial e saudável por mais tempo.

Esses são alguns dos benefícios do salmão. Esse é um superalimento que pode fazer maravilhas para a sua saúde. Por isso, não deixe de incluí-lo no seu cardápio.